Criança Feliz: Com foco na primeira infância, programa beneficia famílias barreirinhenses - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Criança Feliz: Com foco na primeira infância, programa beneficia famílias barreirinhenses

Em Barreirinha, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acompanha, atualmente, 150 usuários, sendo eles: gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 0 a 6 anos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Fortalecer o vínculo entre as famílias, promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e oferecer apoio e acompanhamento às famílias sob condições de vulnerabilidade social, esse é o principal objetivo do programa “Criança Feliz”, que por intermédio da Prefeitura de Barreirinha, atua no município desde 2016.

Mais de 3 mil municípios brasileiros apoiam e participam do programa, lançado pelo Governo Federal, que busca garantir esses direitos às crianças na primeira infância. Em Barreirinha, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acompanha, atualmente, 150 usuários, sendo eles: gestantes, crianças de 0 a 3 anos, e crianças com Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 0 a 6 anos.

“Nosso município tem trabalhado com compromisso junto às famílias cadastradas no programa, buscando acompanhá-las e orientá-las de como lidar com as crianças e com certas situações, sejam elas sociais, econômicas, fazendo com que não afetem essas crianças, para que tenham uma infância de qualidade”, frisa a secretária de Assistência Social,  Socorro Sab.

A dona de casa Franciane Gomes dos Santos, de 30 anos, participa do “Criança Feliz ” desde o ano passado e destaca que o mesmo chegou em boa hora na sua vida. “Pra mim é um prazer enorme estar nesse projeto, porque venho descobrindo um novo jeito de cuidar e lidar com minhas meninas em casa, sendo que ele chegou em um momento delicado na nossa família, já que eu tive muita dificuldade pra amamentar. Mas desde a primeira visita, tivemos um bom desempenho nesse processo, e estamos tendo até hoje, sendo que participamos ativamente, fazendo as atividades que os visitadores levam até nossa casa e também as que são feitas no CRAS, enfim, é um programa muito satisfatório pra mim como mãe e para minhas filhas”, relata.

Visitas domiciliares

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. “Atualmente, o município conta com cinco visitadoras e uma supervisora que todos os dias saem levando brincadeiras, dinâmicas,  deixando sempre atividades para os pais realizarem com as crianças, buscando fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento da criança”, destaca a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Sarah Loureiro.

Além das atividades desenvolvidas nas residências dos usuários, uma vez por mês eles são convidados para ir até o Cras, para participarem de programações voltadas para algum tema, como por exemplo, saúde bucal, campanhas de prevenção, ações de datas comemorativas, entre outras.

Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem, então, as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância.

 

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!